Catarata

Catarata é a opacificação da lente responsável pela focalização das imagem no olho. Indica-se a cirurgia quando há a perda progressiva da visão.

Ela começa afetando as atividades diárias como dirigir a noite ou ler letras pequenas. O único tratamento é a remoção cirúrgica e a colocação de uma lente artificial no seu lugar.

Estas lentes artificiais não sofrem rejeição e são extremamente seguras. A cirurgia é feita com anestesia local a base de colírio e sedação leve e a alta é imediata devendo fazer repouso relativo em casa. É uma cirurgia amigável com resultados previsíveis e com poucos efeitos colaterais.

O treinamento da equipe médica aliada a tecnologia de alto valor tornou a cirurgia da catarata de baixo risco e alto benefício, mas não deve ser banalizada.

A maioria dos pacientes pode ver bem o suficiente para caminhar e cuidar de si quase que imediatamente após o procedimento. São prescritos antibióticos para prevenir infecção e anti-inflamatórios para acelerar a recuperação.

A cirurgia da catarata também é refrativa, ou seja, também corrige os erros refrativos como miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia [vista cansada] podendo libertar os pacientes também do uso de óculos.

 

Cirurgia da Catarata

Antes da cirurgia – Pré-operatório: 

Vamos falar um pouco sobre os cuidados antes e depois da cirurgia.

Antes de operar o paciente fara uma consulta completa para avaliar a saúde ocular e receber orientações.

Os exames oftalmológicos incluem o cálculo da lente intraocular. Este exame é indolor, não invasivo e de não contato.  Antes da realização do exame, suspender o uso de lentes de contato por cinco dias.

Na consulta você deverá informar o seu estado de saúde atual e passado. Informe ao médico se já fez ou faz algum tipo de tratamento. Toda informação é importante. Leve receitas medicas em uso.

Resfriado – Tosse –  Mal-estar:

Avise se ficar resfriado ou tiver qualquer mal-estar dias antes da cirurgia. Tosse deve ser tratada antes. Infecções e ânsia de vomito também.

Medicações em uso:

Caso você já faça uso de medicamentos informe-se com seu médico se há necessidade de parar ou mudar a dose.

Na noite anterior não deixe de usar medicamento relaxantes ou para dormir caso faça parte da sua rotina. Medicamento para ansiedade, antidepressivos e antipsicóticos também devem ser utilizados normalmente.

Tome seu medicamento normalmente no horário de costume caso não tenha sido contraindicado.

Pacientes diabéticos devem ser orientados sobre o uso da insulina ou hipoglicemiante oral, no dia da cirurgia, para evitar a hipoglicemia decorrente do jejum. Se a cirurgia é realizada pela manhã, as medicações podem ser administradas após a cirurgia.

As medicações anti-hipertensivas devem ser mantidas em horário habitual, no dia da cirurgia, inclusive durante o jejum pré-operatório, devendo ser ingeridas com uma pequena quantidade de água.

Pacientes em uso de anticoagulantes como aspirina, warfarin e clopidogrel devem manter o tratamento. Apenas em casos excepcionais, o oftalmologista pode solicitar a suspensão pré-operatória da anticoagulação.

Alimentação:

Pacientes que estão marcados de manhã devem tomar um café da manhã leve. Evite leite.

Paciente marcados a tarde devem almoçar 03 horas antes da cirurgia. Evite comida pesada.

Evite jejum prolongado. Planeje um lanche até 03 horas antes se for necessário. Frutas ou barrinhas de cereais.

Pode tomar água até 01 hora antes ou se for necessário para tomada de medicamento.

Horário:

Chegue no horário combinado. Evite chegar muito cedo para não ficar muito tempo esperando.

Leve um acompanhante. Evite levar muita gente. Somente quem vai te ajudar.

Vestimentas:

Vá com roupas confortáveis e fáceis de trocar. Evite joias e bijuterias.

Tome um banho antes da cirurgia, lave bem o rosto, retire qualquer vestígio de maquiagem.

Não use cremes hidratante ou protetor solar.

Estacionamento:

Há um local de desembarque. Combine antes o local para estacionar o carro. Solicite ajuda para a recepcionista.

Convênios médicos: 

Veja a necessidade de guias e leve seu cartão com identidade. Deixe tudo combinado antes.

A cirurgia

A cirurgia é um procedimento bastante tranquilo e indolor. O paciente não precisa ficar internado sendo liberado logo após a cirurgia.

Em geral o paciente sai sem curativo ou somente com uma proteção e tem visão suficiente para cuidar de si.

O paciente recebe uma receita com os medicamentos e as orientações e deixara marcado o seu retorno.

Após a Cirurgia – O Pós-operatório

O paciente fará o uso de alguns colírios no primeiro mês após o procedimento, para reduzir a resposta inflamatória no local e para prevenir infecções. As aplicações devem ser respeitadas de maneira estrita para evitar complicações pós-cirúrgicas.

Colírios

Aplique os colírios na hora marcada. Lave as mãos. Levante a cabeça e puxe a pálpebra inferior para baixo. Aplique o colírio na pálpebra que você puxou. Não encoste o frasco no olho. Feche os olhos e os mantenha assim por um minuto. Se coincidir o horário de dois ou mais colírio, dê um intervalo mínimo de 10 minutos entre eles. Aplique apenas uma gota, mas se tiver dúvida se a gota caiu no olho aplique novamente.

Não compartilhe colírios com outras pessoas.

Se esquecer do horário aplique na hora que lembrou e mantenha os outros horários normalmente.

Maquiagem

Em geral deve-se interromper o uso de maquiagem por aproximadamente 01 semana após a cirurgia de catarata. Essa recomendação deve ser respeitada para evitar contaminações e infecções na região do olho, que ainda está se recuperando da cirurgia.

Tampão

Quando for indicado o tampão será utilizado no primeiro dia somente como uma alternativa para proteger a região que ainda está susceptível a inflamações locais.

Repouso

O repouso é importante. São recomendados alguns dias sem a prática de nenhum tipo de exercício físico, sem carregar peso, sem baixar a cabeça, sem fazer esforço físico, para auxiliar a cicatrização. Pode realizar as tarefas de casa que não exijam esforço.

Atividades

Embora as atividades normais possam ser assumidas pouco tempo após a cirurgia, é importante evitar levantar peso, realizar exercícios físicos que exijam muito esforço ou movimentos bruscos com a cabeça, expor-se a fontes de calor intenso, ou a iluminação forte nos primeiros dias após a cirurgia.

Dormir

Dormir sempre de barriga para cima ou do lado não operado. O paciente poderá usar um protetor de plástico caso sinta necessidade. O posicionamento na hora de dormir ajuda o processo de cicatrização e também evita traumas e esbarrões na região operada.

Banho

O banho pode ser tomado normalmente e pode lavar a cabeça com cuidado. É preciso ter um pouco de cuidado para não deixar cair espuma ou água dentro do olho operado.

Não coce o olho operado

O período pós-operatório pode causar uma leve sensação de coceira na região do olho que foi tratado, porém, é importante evitar passar a mão ou coçar esse olho para não prejudicar a cicatrização.

Alimentação

Não existe restrição alimentar. Mantenha sua dieta normal.

Computador 

Pode usar computador, televisão ou celulares. Basta respeitar o período de descanso e a aplicação dos colírios para que a recuperação seja realizada com sucesso.

Compareça aos retornos agendados

 


Telefone da clínica: (34) 3255-6668
WhatsApp da clínica: (34) 99665-6668

Refrativa

Refrativa – Cirurgia de Correção Visual a laser

Corrige por meio de Laser os graus de miopia, astigmatismo e hipermetropia e pode reduzir o grau de presbiopia ou vista cansada após os 40 anos de idade.

A moderna tecnologia tanto na avaliação pré operatória como na aplicação do laser trouxe bastante segurança e melhorando também os resultados. A maioria dos paciente livra-se dos óculos e das lente de contato mas, é importante que não se banalize o termo laser e crie falsas expectativas

Todo paciente realiza exames para eventuais alterações oculares que contraindiquem o procedimento.

É realizado sob anestesia local com uso de colírio e não dói. Dura em torno de 10 minutos em média por olho e os pacientes são liberados imediatamente após o procedimento.

No pós operatório são usados colírios analgésicos, anti-inflamatórios e antibióticos eficientes que trazem conforto e proteção.

Uma lente de contato é colocada para conforto e será retirada pelo médico.

É normal nos primeiros dias a visão ficar um pouco embaçada e sensível a luz.

 

Informe de consentimento

É a permissão que você deve formalmente conceder para realização de uma cirurgia, no qual você se declara plenamente informado quanto aos riscos, benefícios e alternativas ao tratamento proposto. Seu médico irá pedir que você assine um termo de consentimento informado antes da cirurgia. Leia-o com cuidado e esclareça todas a suas dúvidas antes de assinalo. Tire todas as suas dúvidas com seu médico e esclareça que será o responsável pelo procedimento e pelos cuidados após a cirurgia.

Orientações:

Antes da Cirurgia

  • Esta cirurgia não requer jejum mas evite alimentos pesados. Mantenha sua medicação de uso diário como de costume.
  • Evite uso de maquiagem e cremes na face no dia da cirurgia. Laves o rosto antes de sair de casa.
    Chegue 15 minutos antes do horário marcado. Leve carteira de identidade e a carteira do convenio se for o caso.
  • Fique tranquilo pois a cirurgia não dói e é realizada em menos de 10 minutos.
  • Você sairá sem tampão mas a visão ficará um pouco embaçada. Leve um acompanhante.

Após a Cirurgia

  • Nas primeira horas após a cirurgia você pode sentir desconforto. Para evitar sentir dor use a medicação do receituário e mantenha os olho fechados a maior parte do tempo.
  • Dica: Deite-se, ligue a televisão e fique mais escutando que vendo. Evite usar o celular ou forçando a vista no primeiro dia. Você terá mais conforto.
  • Use o colírio umidificante para manter o conforto.
  • Serão prescritos antibióticos e analgésicos na forma de colírios. Lave as mãos antes de usá-los.
  • Uma lente de contato será colocada e somente o médico poderá retira-la. Ela funciona como um curativo e ajudara no conforto e na cicatrização.
  • Não coce ou aperte os olhos.
  • Evite o uso de cremes e maquiagem por 01 semana.
  • No banho deverá ter cuidado ao lavar a cabeça. Evite deixar que entre água nos olhos enquanto estiver usando as lentes.
  • Não há restrições alimentares.
  • Está proibido o uso de piscina, lagos, represas e sauna por 01 mês.
  • Esportes de contato somente após 01 semana.
  • Somente volte a dirigir quando se sentir seguro e confortável.
  • Retorne ao consultório para revisões programadas.

 


Telefone da clínica: (34) 3255-6668
WhatsApp da clínica: (34) 99665-6668

Ceratocone

O ceratocone é uma doença progressiva da lente anterior do olho, a córnea. Ela adquire um formato cônico e irregular, com redução da visão. O ceratocone é uma das doenças que exige diagnóstico precoce para interromper sua progressão e permitir um tratamento mais bem-sucedido.

Esta doença pode afetar a visão e atrapalhar tarefas simples como dirigir, ler ou assistir televisão. Pode ter uma evolução rápida ou levar anos para se desenvolver. Pode reduzir levemente a visão ou levar a grandes perdas visual.

É uma doença genética, mas vai se manifestar na pré-adolescência. Apertar os olhos para ver, ter que mudar frequentemente os óculos ou não ter boa visão mesmo com correção são sinais de alerta.

Coçar os olhos podem influenciar o aparecimento ou sua progressão.

Durante a consulta de rotina o médico pode suspeitar e pedir exames de imagem que fazem o diagnóstico precoce da doença.

A seguir, listamos as opções terapêuticas disponíveis hoje:

No início da doença são prescritos óculos e/ou lentes de contato para melhorar a visão e se necessário um procedimento para estabilizar a progressão.

 

Crosslinking

O crosslinking é indicado para evitar a progressão do ceratocone, aumentando a resistência da córnea, é um procedimento bastante eficaz e seguro.

O tratamento associa a riboflavina (vitamina B2) à luz ultravioleta, o que provoca novas ligações entre as moléculas de colágeno da córnea, fortalecendo-a e estabilizando a doença. O tratamento não dói, demora cerca de 1 hora e é realizado em ambiente cirúrgico, com o paciente deitado e utilizando colírio anestésico.

No pós-operatório são prescritos colírios antibióticos e anti-inflamatório para proteção e conforto.

Coloca-se uma lente de contato terapêutica que é retirada 5 à 7 dias após o procedimento.

É normal no início a visão ficar um pouco embaçada e sensível a luz.

 

Anel intracorneano

Numa fase intermediária do ceratocone, os anéis intracorneanos são indicados para restaurar a asfericidade da córnea, ou seja, para o seu aplainamento. Eles podem melhorar visão, a tolerância às lentes de contato e impedir um transplante de córnea.

Os anéis são colocados na córnea por uma pequena incisão que pode ser feita com o laser.

Estes anéis são seguros e biocompatíveis.

Uma das vantagens deste procedimento é sua reversibilidade, você pode retirar os anéis sem alterar a estrutura prévia da córnea.

Transplante de córnea – total ou lamelar

O transplante de córnea é a opção a ser considerada nos estágios mais avançados do ceratocone quando o paciente não consegue resultados com os tratamentos anteriores.

 

Orientações:

Antes da Cirurgia

  • Esta cirurgia não requer jejum, mas evite alimentos pesados. Mantenha sua medicação de uso diário como de costume.
  • Evite uso de maquiagem e cremes na face no dia da cirurgia. Laves o rosto antes de sair de casa.
    Chegue 15 minutos antes do horário marcado. Leve carteira de identidade e a carteira do convenio se for o caso.
  • Fique tranquilo pois a cirurgia não dói e é realizada em menos de 10 minutos.
  • Você sairá sem tampão mas a visão ficará um pouco embaçada. Leve um acompanhante.

Após a Cirurgia

  • Nas primeiras horas após a cirurgia você pode sentir desconforto. Para evitar sentir dor use a medicação do receituário e mantenha os olhos fechados a maior parte do tempo.
  • Dica: Deite-se, ligue a televisão e fique mais escutando que vendo. Evite usar o celular ou forçando a vista no primeiro dia. Você terá mais conforto.
  • Use o colírio umidificante para manter o conforto.
  • Serão prescritos antibióticos e analgésicos na forma de colírios. Lave as mãos antes de usá-los.
  • Uma lente de contato será colocada e somente o médico poderá retira-la. Ela funciona como um curativo e ajudara no conforto e na cicatrização.
  • Não coce ou aperte os olhos.
  • Evite o uso de cremes e maquiagem por 01 semana.
  • No banho deverá ter cuidado ao lavar a cabeça. Evite deixar que entre água nos olhos enquanto estiver usando as lentes.
  • Não há restrições alimentares.
  • Está proibido o uso de piscina, lagos, represas e sauna por 01 mês.
  • Esportes de contato somente após 01 semana.
  • Somente volte a dirigir quando se sentir seguro e confortável.
  • Retorne ao consultório para revisões programadas.

 


Telefone da clínica: (34) 3255-6668
WhatsApp da clínica: (34) 99665-6668

Glaucoma

Existem três tipos de tratamento para o glaucoma: Colírios, laser e cirurgia. O uso de medicamentos é a primeira opção e a mais frequentemente indicada.

Laser: Trabeculoplastia

O tratamento a laser é indicado em alguns casos e pode permitir que o paciente fique sem colírios por alguns anos. É um procedimento indolor, realizado no consultório e o paciente volta as atividades no dia seguinte. Aplica-se laser no Trabelulado (Local de drenagem do humor aquoso).

Cirurgia: Trabeculectomia

A Trabeculectomia é o processo cirúrgico realizado quando a pressão intraocular não é controlada pelos colírios ou pelo laser.

Uma pequena “janela” é realizada no Trabelulado (Local de drenagem) permitindo a passagem do humor aquoso através dela para o espaço subconjuntival. Isto reduz a pressão intraocular.

Esta comunicação também pode ser realizada através de pequenos dispositivos tubulares minúsculos. (Implantes de Glaucoma).

Estes implantes para glaucoma são seguros e eficazes e podem diminuir ou eliminar a necessidade de medicamentos diários para o glaucoma.

A cirurgia demora cerca de 01 hora com anestesia local por colírio e sedação leve. A alta é imediata, mas há a necessidade de acompanhamento pós operatório em consultório nos dias seguintes.

No pós-operatório são prescritos colírios antibióticos e anti-inflamatório para proteção e conforto.

Esta cirurgia requer maior repouso e parte do sucesso depende do acompanhamento pós-operatório.

Orientações

Glaucoma

Vamos falar um pouco sobre os cuidados antes e depois da cirurgia.

Antes de operar, o paciente fara um consulta completa para avaliar a saúde ocular e receber orientações.

Os exames oftalmológicos irão determinar os riscos e a situação da função visual do paciente.

Na consulta você deverá informar o seu estado de saúde atual e passado. Informe ao médico se já fez ou faz algum tipo de tratamento. Toda informação é importante. Leve receitas medicas em uso.

Resfriado – Tosse –  Mal-estar

Avise se ficar resfriado ou tiver qualquer mal-estar dias antes da cirurgia. Tosse deve ser tratada antes. Infecções e ânsia de vomito também.

Medicações em uso

Caso você já faça uso de medicamentos informe-se com seu médico se há necessidade de parar ou mudar a dose.

Na noite anterior não deixe de usar medicamento relaxantes ou para dormir caso faça parte da sua rotina. Medicamento para ansiedade, antidepressivos e antipsicóticos também deve ser utilizado normalmente.

Tome seu medicamento normalmente no horário de costume caso não tenha sido contraindicado.

Pacientes diabéticos devem ser orientados sobre o uso da insulina ou hipoglicemiante oral, no dia da cirurgia, para evitar a hipoglicemia decorrente do jejum. Se a cirurgia é realizada pela manhã, as medicações podem ser administradas após a cirurgia.

As medicações anti-hipertensivas devem ser mantidas em horário habitual, no dia da cirurgia, inclusive durante o jejum pré-operatório, devendo ser ingeridas com uma pequena quantidade de água.

Pacientes em uso de anticoagulantes como aspirina, warfarin e clopidogrel devem manter o tratamento. Apenas em casos excepcionais, o oftalmologista pode solicitar a suspensão pré-operatória da anticoagulação.

Alimentação:

Pacientes que estão marcados de manhã devem tomar um café da manhã leve. Evite leite.

Paciente marcados a tarde devem almoçar 03 horas antes da cirurgia. Evite comida pesada.

Evite jejum prolongado. Planeje um lanche até 03 horas antes se for necessário. Frutas ou barrinhas de cereais.

Pode tomar agua até 01 hora antes ou se for necessário para tomada de medicamento.

Horário:

Chegue no horário combinado. Evite chegar muito cedo para não ficar muito tempo esperando.

Leve um acompanhante. Evite levar muita gente. Somente quem vai te ajudar.

Vestimentas:

Vá com roupas confortáveis e fáceis de trocar. Evite joias e bijuterias.

Tome um banho antes da cirurgia, lave bem o rosto, retire qualquer vestígio de maquiagem.

Não use cremes hidratante ou protetor solar.

Estacionamento:

Há um local de desembarque. Combine antes o local para estacionar o carro. Solicite ajuda para a recepcionista.

Convênios médicos:

Veja a necessidade de guias e leve seu cartão com identidade. Deixe tudo combinado antes.

A cirurgia

A cirurgia é um procedimento bastante tranquilo e indolor. O paciente não precisa ficar internado sendo liberado logo após a cirurgia. A anestesia local com sedação leve complementar.

Em geral o paciente sai com um curativo e uma proteção para dormir. O tampão será retirado pelo médico.

O paciente recebe uma receita com os medicamentos e as orientações e deixara marcado o seu retorno.

Após a Cirurgia – O Pós-operatório

O paciente fará o uso de alguns colírios no primeiro mês após o procedimento, para reduzir a resposta inflamatória no local e para prevenir infecções. As aplicações devem ser respeitadas de maneira estrita para evitar complicações pós-cirúrgicas.

Colírios

Aplique os colírios na hora marcada. Lave as mãos. Levante a cabeça e puxe a pálpebra inferior para baixo. Aplique o colírio na pálpebra que você puxou. Não encoste o frasco no olho. Feche os olhos e os mantenha assim por um minuto. Se coincidir o horário de dois ou mais colírio, dê um intervalo mínimo de 10 minutos entre eles. Aplique apenas uma gota, mas se tiver dúvida se a gota caiu no olho aplique novamente.

Não compartilhe colírios com outras pessoas.

Se esquecer do horário aplique na hora que lembrou e mantenha os outros horários normalmente.

Maquiagem

Em geral deve-se interromper o uso de maquiagem por aproximadamente 01 semana após a cirurgia de catarata. Essa recomendação deve ser respeitada para evitar contaminações e infecções na região do olho, que ainda está se recuperando da cirurgia.

Repouso

O repouso é importante. São recomendados alguns dias sem a prática de nenhum tipo de exercício físico, sem carregar peso, sem baixar a cabeça, sem fazer esforço físico, para auxiliar a cicatrização. Pode realizar as tarefas de casa que não exijam esforço.

Atividades

Embora as atividades normais possam ser assumidas pouco tempo após a cirurgia, é importante evitar levantar peso, realizar exercícios físicos que exijam muito esforço ou movimentos bruscos com a cabeça, expor-se a fontes de calor intenso, ou a iluminação forte nos primeiros dias após a cirurgia.

Dormir

Use a proteção de plástico. Dormir sempre de barriga para cima ou do lado não operado. O posicionamento na hora de dormir ajuda o processo de cicatrização e também evita traumas e esbarrões na região operada.

Banho

O banho pode ser tomado normalmente e pode lavar a cabeça com cuidado. É preciso ter um pouco de cuidado para não deixar cair espuma ou água dentro do olho operado.

Não coce o olho operado

O período pós-operatório pode causar uma leve sensação de coceira na região do olho que foi tratado, porém, é importante evitar passar a mão ou coçar esse olho para não prejudicar a cicatrização.

Alimentação

Não existe restrição alimentar. Mantenha sua dieta normal.

Computador 

Pode usar computador, televisão ou celulares. Basta respeitar o período de descanso e a aplicação dos colírios para que a recuperação seja realizada com sucesso.

 


Telefone da clínica: (34) 3255-6668
WhatsApp da clínica: (34) 99665-6668

Anestesia

A sedação atualmente é um processo difundido para várias modalidades de procedimentos cirúrgicos. Na anestesia moderna, não se concebe que um paciente sofra dor ou qualquer tipo de ansiedade ou desconforto antes, durante ou mesmo depois do ato operatório, sabendo-se que existem métodos seguros para o controle destes problemas. A escolha da modalidade de sedação depende do tipo de procedimento e pode ser leve, moderada ou profunda. Na modalidade leve, o paciente mantém a consciência e responde quando questionado, permanecendo tranquilo e relaxado. Podemos dizer que a sedação complementa perfeitamente uma anestesia local. É na verdade, uma combinação perfeita um custo-benefício excelente e propicia um despertar rápido e pronto restabelecimento.

Todos os doentes deverão, pois ser submetidos a uma avaliação pré-anestésica sumária, mesmo que apenas esteja programada uma técnica de sedação.

Desse modo é possível realizar a triagem dos doentes que beneficiarão de uma monitorização complementar.

 


Telefone da clínica: (34) 3255-6668
WhatsApp da clínica: (34) 99665-6668